Star Wars – ver por que ordem e a partir de que idade? (Parte II)

(para ler a primeira parte sobre a melhor idade para ver o Star Wars – clique aqui)

A ordem de visualização

Quando comprei os DVDs não tinha pensado ainda na questão de ver os filmes com filhos. Estava na fase do não penso sequer nisso. Claro que os tinha visto na ordem clássica, primeiro a trilogia antiga, que vai do episódio 4 ao 6, e depois a trilogia nova, do 1 ao 3, ou seja: IV-V-VI-I-II-III.

Para quem tenha vivido debaixo de um Dólmen nos últimos 20 anos, por ordem de produção, os filmes são:

Episódio IV (1977) – Star Wars: A New Hope (Guerra das Estrelas)

Episódio V (1980)Star Wars: The Empire Strikes Back (O Império Contra-Ataca)

Episódio VI (1983)Star Wars: The Return of The Jedi  (O Regresso de Jedi)

O melhor contributo dos Ewoks para a Humanidade foi o Bruno Aleixo. Pré-operação.
O Bruno Aleixo, pré-operação, foi figurante no Star Wars.

Episódio I (1999)Star Wars: The Phantom Menace (A Ameaça Fantasma)

Episódio II (2002)Star Wars: Attack of the Clones (Ataque dos Clones)

Episódio III (2005)Star Wars: The Revenge of The Sith (A Vingança dos Sith)

Voltando à questão da ordem de visualização, a questão mais tradicional é simples: deve ver-se pela ordem original de produção, vulgo ordem clássica – IV-V-VI-I-II-III – ou pela ordem nova – I-II-III-IV-V-VI?

No meu caso, e como continuei a recusar comprar o Episódio I, decidi por uma variação da ordem clássica -1: IV-V-VI-II-III.

Há duas vantagens claras nesta opção: a primeira é manter o impacto total da revelação do Darth Vader no Império Contra-Ataca,

vader fist pumping
“Luke, eu quando vou ao ginásio nunca treino pernas”.

a segunda é não deixar que os valores de produção da trilogia nova ditem a experiência de visualização. Em vinte anos, há diferenças marcadas de ritmo, qualidade dos efeitos especiais, adereços, etc., que podem ter influência no impacto dos filmes.

Eu vivia muito feliz com a minha decisão, mas aqui há um ano e meio apareceu a mãe de todas as ordens.

A Ordem Machete

No dia 11 do 11 de 2011, Rod Hilton, programador e autor do blog Absolutely No Machete Juggling, devolve o equílibrio à força com a proposta da Machete Order,

A Ordem Machete, continuando a ignorar o desastre que foi o Episódio I, propõe esta sequência: IV-V-II-III-VI.

Em português dá: Guerra das Estrelas (IV), Império Contra Ataca(V), Ataque dos Clones (II), Vingança dos Sith (III) e Regresso de Jedi (VI).

O post original é longo e merece ser lido, mas resumindo os argumentos-chave e acrescentando algumas observações minhas:

– Tudo o que acontece no Episódio I é irrelevante, além de atroz do ponto de vista cinematográfico

– Não há Jar-Jar Binks, nem miúdo irritante, nem a conversa da imaculada concepção

A horribilissima trindade.

– A história funciona muito melhor deixando a trama em suspenso no fim do Episódio V, após a revelação Vader / Luke e os maus lençóis em que os rebeldes se encontram

– O Darth Vader assume o papel (que é dele por direito) de personagem central em toda a história

– O Regresso de Jedi, que quase foi estragado pelos ewoks ganha novas dimensões, porque tem um contexto de passado muito mais presente (o perigo do lado negro, a relação do Imperador com Vader e a cena final).

É isto. IV-V-II-III-VI.

A ordem machete

Podem deitar o episódio I para o lixo.

(esta é a segunda parte de um post sobre a melhor idade e ordem de visualização para ver o Star Wars, para ler a primeira parte clique aqui)

E agora? Podem ir à página dos melhores posts (escolhidos por mim), subscrever o blogue por e-mail (se forem esse tipo de pessoa), ou fazer 'gosto' na página do Facebook e ter acesso a mais paisanices:

8 Comments

  1. Há um problema grave em todo o raciocínio… E os filmes novos que vão sair onde encaixam? Das duas uma, ou são lançados antes de a criança ter idade e nesse caso são mais três filmes para juntar à equação da sequência, ou são lançados já a criança tem idade para ver e temos outro problema, em que ordem ver conjugando com a ida ao cinema!
    E depois há outra questão que me horroriza a mim como pai (a criatura mais velha tem 6 anos)…. Se ela detesta ir ao cinema, não tem paciência para ver um filme Disney de hora e meia…. O que me garante que ela vá alguma vez ver/gostar de starwars?

    • André, não me parece assim tão grave, vejamos: a maneira mais provável dos novos filmes poderem interferir na ordem de visualização é se decorrerem algures na linha temporal dos episodios I a VI, ou antes deles. Ainda não se sabe quase nada, mas acho bizarro eles optarem por fazer uma espécie de episódio -2 ou o epi. 3 e 1/2, é mais provável que seja uma trilogia VII – IX, que continue a saga Skywalker / Solo (deixando o capítulo Vader para trás). Neste caso, a opção lógica será sempre ver depois dos episodios que já sairam. Mas às tantas a questão é irrelevante, porque os novos filmes vão ser produzidos depois de já termos os episódios I a VI feitos, e não na forma como estes sairam.

      Se a criança já tiver idade para ir ao cinema quando sairem os novos filmes, ainda melhor, isso significa – Maratona de Star Wars! Possivelmente no cinema ou até em casa nas televisões de 100 polegadas que vamos todos ter quando voltarmos poder viver acima das nossas possibilidades. No caso dos possiveis spin offs, como um filme só para o Han Solo, ou para o Boba Fett, etc, também nao creio que seja relevante (como as Clone Wars não são para ver os filmes principais), este raciocínio aplica-se à melhor forma de ver os episódios (I)II a VI, em relação ao resto – só podemos esperar que seja bom.

      6 anos nesse caso pode ser muito cedo, ainda dá alguns anos até à adolescência (aí também deve ser complicado), é esperar mais um bocado. = )

  2. eu concordo contigo mas epa, ou é ou não é! tens que lhe mostrar tudo! depois quando ele crescer e vir que afinal lhe falta um episodio nunca vai olhar para ti da mesma forma.

  3. E saga do Padrinho? Qual a melhor idade?
    “A man who doesn’t spend time with his family can never be a real man”

    • É uma pergunta dificil. É que aí o elemento determinante não é o nível de violência, é a maturidade de saber apreciar uma fala como “leave the gun, take the cannoli”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.