Uma das respostas mais lógicas à pergunta do porquê ter filhos, e que ninguém deu, seria: para ter uma desculpa para ver todo o Star Wars mais uma vez.
Não sou um fã extremo, daqueles que têm todas as edições dos filmes e que leram os livros todos. Mas joguei quase todos os jogos, li alguns dos livros, e tenho todos os filmes bons do Star Wars em DVD. Disse bons porque não tenho Episódio 1 – Ameaça Fantasma (o primeiro dos novos filmes). Decidi não comprar o filme porque, no fundo, é uma bosta. Foi o meu humilde manguito ao George Lucas.
Mas ver Star Wars com um filho, ou outras crianças, não é só uma ideia abstracta do que pode ser uma série de tardes incríveis, é também um rol de dilemas sobre como optimizar a experiência. Neste momento, essa experiência pode ser determinada por duas questões essenciais: qual é a melhor idade para uma criança começar a ver o Star Wars e porque ordem se devem ver os filmes?
A Idade
No fundo, o grande problema é que nos últimos anos não tenho estado muito com crianças, até as evito. Não sei bem o que é suposto ser a maturidade normal de uma criança com 4, 6 ou 8 anos. Ou acho normal um miúdo de 6 meses conseguir pôr-se em pé e chamar um táxi; ou acho genial uma criança de 8 anos que sabe dizer a idade sem contar pelos dedos.
É verdade que os filmes Star Wars não são particularmente violentos. São bastante menos violentos e gráficos do que a trilogia Lord of the Rings, por exemplo, embora tenham algumas semelhanças na exploração de arquétipos como o Bem e o Mal. Ainda assim, no Star Wars não faltam figuras sinistras, o ocasional momento de violência, desmembramentos e até monstros em forma de vagina.
Continuando com dúvidas, resolvi consultar o site da common sense media, que tem um ar respeitável e aborda tópicos relacionados com crianças e o consumo de media. Analisa filmes, jogos, tv, entre outros, e recomenda idades de visualização.
Em relação ao Star Wars, estas são as recomendações deles:
Episódio 1 – 8 anos Faz cancro.
Episódio 2 – 10 anos
Episódio 3 – 11 anos
Episódio 4 – 7 anos
Episódio 5 – 8 anos
Episódio 6 – 8 anos
No fundo, algures entre os 7 e os 10 anos. Eu acho que vi um dos filmes por volta dos 5-6 anos, e lembro-me de, na primeira vez, não conseguir dormir à noite, porque tinha medo que o Darth Vader me entrasse pela casa adentro e exterminasse a família. Hoje consigo perceber que é quase enternecedor o raciocínio do meu eu com 5 anos achar que um Dark Lord of the Sith vai viajar pelo universo para dar cabo dele, mas aquela noite foi difícil.
Diria que a partir dos 7 anos talvez possa começar a ser uma boa ideia. Claro que vai depender da criança. Se ele se ainda impressionar muito com cenas tipo Noddy perdido na Floresta, talvez seja um sinal de que não está pronto; mas se, por exemplo, aguentar olhar para as indumentárias do Pedro Henriques sem ter pesadelos, estamos no bom caminho.
Isto ficou um pouco mais longo do que eu estava à espera, portanto continuamos amanhã,
Começas pelas figuras de acção, para preparar terreno, depois adormeces o petiz ao som da marcha imperial, e das-lhe a sopinha com a Overture… vais ver que depois, ver os bonecos é só um pormenor
Bom plano de acção. A marcha imperial para o primeiro dia de aulas também é capaz de funcionar.
Tchiiiiiiiii! Fizemos tudo mal! A nossa filha viu a saga toda entre o Natal e os Reis… Ainda nao tem 4 anos e começamos no episodio 1. Oh meu deus! E agora? Ahahaha!! Sao todos diferentes. Concordo contigo: é daquelas coisas a serem vistas juntos. An introduction to the classics.
Ah pois…. eu Star Wars fã me assumo, pus os meus filhos de 7 e 5 anos a ver o Star Wars, naturalmente, pela ordem IV, V, VI, I, II, III e… ganhei um obcecadinho de 5 anos pelo Darth Vader (vá, pronto… admito que é um orgulho) mas que me obrigou a percorrer todas as lojas e mais algumas para, nos anos, receber o dito Darth (esgotado em todo o país), mais os clone troopers, etc, etc… Acabámos no ebay a mandar vir o senhor Darth, que agora faz a alegria do petiz.