Já há roupa interior oficial da Marvel e do Star Wars para meninas

Sim, é mesmo isso, pais (e mães) de meninas, raparigas e mulheres que gostam (ou vão gostar) dos universos Marvel e Star Wars: as nossas filhas vão passar a poder usar cuecas da Aliança Rebelde, do Darth Vader, da Princesa Leia, dos Vingadores ou do Homem-Aranha. E sem terem de comprar modelos de rapaz!

Imagem original: http://bit.ly/1PDdrAI (Tom Burns, 8-Bit Dad)
E não vale a pena revirares os olhos, stormtrooper…
Imagem original: http://bit.ly/1PDdrAI (Tom Burns, 8-Bit Dad)

Uma boa notícia? Claro que é uma boa notícia, e foi avançada pelo Tom Burns no 8-Bit Dad, um dos melhores dad blogs do universo. Claro que não faz desparecer tudo o que está de errado com o sexismo no mundo, mas é mais um passo importante no bom caminho. Parece estúpido ter de dizer que as meninas afinal podem (devem?) gostar de naves espaciais ou de aventuras cósmicas, e que – se já gostam – não há nada de estranho nisso, mas o mundo por vezes insiste em ser estúpido.

Há outras questões aqui (há sempre), como diz o próprio Tom Burns:

I have a few other concerns — largely concerned with the cut of the underwear and the continuing, nauseating overuse of pink — but, at the moment, I’m just happy these new designs exist.

They EXIST. They didn’t exist in 2012 and they do exist in 2016. That is progress. That is progress on a teeny-tiny micro-level, but I’ll take it.

daqui

Mas sim, no geral, é progresso! (Admitindo que um dia chegam a Portugal)

Esta novidade tem outro ponto interessante. Foi um post do 8-Bit Dad de 2012, do mesmo autor – Buying Boys Underwear For My Daughter: Gender Disparity In Kids’ Character Undies, – que terá ajudado a contribuir na mudança de percepção das marcas envolvidas. Aparentemente, os deuses do capitalismo (aqueles que detém os meios de produção massificados de cuecas com bonecos), andam a prestar atenção ao que dizem blogs sobre assuntos importantes.

Bem, talvez um dia este blog também inspire uma linha de cuecas de… da… do…

Talvez não seja boa ideia.
Talvez não seja boa ideia.

E agora? Podem ir à página dos melhores posts (escolhidos por mim), subscrever o blogue por e-mail (se forem esse tipo de pessoa), ou fazer 'gosto' na página do Facebook e ter acesso a mais paisanices:

4 Comments

  1. O que eu padeço à conta do preconceito “coisas de menono” vs “coisas de menina”! A minha filha foi vestida de homem aranha no carnaval e ouvi coisas como “e tu deixaste?” Ou “é Maria rapaz”! Não! É menina, gosta de super heróis e de acção! E estupidamente vivemos numa sociedade cheia de estereótipos e só há cuecas para meninas com a pindérica da frozen!! Mas ela gosta dos avengers e so há cueca de menino! Sobram as meias, os pijamas e t-shirts! Já aprendeu que não há brinquedos de menino ou menina, há Brinquedos!!! E Há o faz de conta, e ela gosta de ser super herói e eu também! São bem mais cool, com fatos super espetaculares e super poderes! Quem sai aos seus….

    • É muito cansativo. Como aqueles argumentos do género “não há filme da Marvel protagonizados por super-heroínas porque quem vê filmes de super-heróis são homens…” yada yada yada :} como se isso fosse o resultado, e não a causa.

      Enfim, uma vitória de cada vez. 🙂 Boa festa!

  2. Eu comprei uma capa de super heroi para a minha filha mais nova. E há uns fatos de super heroi lindos “para meninas”. Também já foi de homem aranha para a escola. E adorava comprar essas cuecas… onde se encontram?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.