Sim, é mesmo isso, pais (e mães) de meninas, raparigas e mulheres que gostam (ou vão gostar) dos universos Marvel e Star Wars: as nossas filhas vão passar a poder usar cuecas da Aliança Rebelde, do Darth Vader, da Princesa Leia, dos Vingadores ou do Homem-Aranha. E sem terem de comprar modelos de rapaz!

Imagem original: (Tom Burns, 8-Bit Dad)
Uma boa notícia? Claro que é uma boa notícia, e foi avançada pelo Tom Burns no 8-Bit Dad, um dos melhores dad blogs do universo. Claro que não faz desparecer tudo o que está de errado com o sexismo no mundo, mas é mais um passo importante no bom caminho. Parece estúpido ter de dizer que as meninas afinal podem (devem?) gostar de naves espaciais ou de aventuras cósmicas, e que – se já gostam – não há nada de estranho nisso, mas o mundo por vezes insiste em ser estúpido.
Há outras questões aqui (há sempre), como diz o próprio Tom Burns:
I have a few other concerns — largely concerned with the cut of the underwear and the continuing, nauseating overuse of pink — but, at the moment, I’m just happy these new designs exist.
They EXIST. They didn’t exist in 2012 and they do exist in 2016. That is progress. That is progress on a teeny-tiny micro-level, but I’ll take it.
– daqui
Mas sim, no geral, é progresso! (Admitindo que um dia chegam a Portugal)
Esta novidade tem outro ponto interessante. Foi um post do 8-Bit Dad de 2012, do mesmo autor – Buying Boys Underwear For My Daughter: Gender Disparity In Kids’ Character Undies, – que terá ajudado a contribuir na mudança de percepção das marcas envolvidas. Aparentemente, os deuses do capitalismo (aqueles que detém os meios de produção massificados de cuecas com bonecos), andam a prestar atenção ao que dizem blogs sobre assuntos importantes.
Bem, talvez um dia este blog também inspire uma linha de cuecas de… da… do…

O que eu padeço à conta do preconceito “coisas de menono” vs “coisas de menina”! A minha filha foi vestida de homem aranha no carnaval e ouvi coisas como “e tu deixaste?” Ou “é Maria rapaz”! Não! É menina, gosta de super heróis e de acção! E estupidamente vivemos numa sociedade cheia de estereótipos e só há cuecas para meninas com a pindérica da frozen!! Mas ela gosta dos avengers e so há cueca de menino! Sobram as meias, os pijamas e t-shirts! Já aprendeu que não há brinquedos de menino ou menina, há Brinquedos!!! E Há o faz de conta, e ela gosta de ser super herói e eu também! São bem mais cool, com fatos super espetaculares e super poderes! Quem sai aos seus….
É muito cansativo. Como aqueles argumentos do género “não há filme da Marvel protagonizados por super-heroínas porque quem vê filmes de super-heróis são homens…” yada yada yada :} como se isso fosse o resultado, e não a causa.
Enfim, uma vitória de cada vez. 🙂 Boa festa!
Eu comprei uma capa de super heroi para a minha filha mais nova. E há uns fatos de super heroi lindos “para meninas”. Também já foi de homem aranha para a escola. E adorava comprar essas cuecas… onde se encontram?
acho que estava agora a “arrancar” nos Estados Unidos, não sei quando chegará cá. vou tentar perceber!