Já aqui falei nos Momentos YouTube que, por vezes, partilhamos com os miúdos.
Outro clássico, que costuma rodar aqui em casa, é a adaptação animada da Disney do poema de Goethe – “O Aprendiz de Feiticeiro”. “The Sorcerer’s Apprentice” é uma das oito curtas de animação que compõem o filme Fantasia, produzido pela Disney em 1940. É sobre um aprendiz de feiticeiro (duh), “interpretado” pelo Rato Mickey, que enfeitiça uma vassoura para a carregar água por ele. O problema é que a vassoura não sabe quando deve parar, e rapidamente tudo se descontrola.
A animação é incrível, mesmo sendo uma das peças mais clássicas de Fantasia, dramática e arrojada, quase expressionista, em momentos. A música, baseada no poema sinfónico do mesmo nome, é soberba. E, claro, é uma metáfora com mais de duzentos anos sobre os perigos da tecnologia – é sempre saudável recordar que somos muito pouco originais.
Acho que ele já vê isto desde os dois anos e meio. Tive receio que algumas das imagens pudessem ser um pouco sombrias, ou mesmo violentas. Mas, como diria um qualquer comentador de página de jornal, as crianças têm de aprender que a vida também é sobre dar machadadas em vassouras.
Seja o primeiro a comentar