Alterações ao site

homem-aranha 70 secretáriaOlá, como poderão ter reparado o à Paisana sofreu umas ligeiras alterações cosméticasA homepage tem um novo tema, e o cabeçalho também foi actualizado. Não são alterações muito profundas, porque os meus amigos têm mais que fazer e as minhas capacidades de design / construção de páginas são relativamente inexistentes; mas acho que ficou melhor.

Sei o que estão a pensar: a ideia agora é obrigar as pessoas a carregar mais vezes para fazer subir as pageviews do site. Deixem-me dizer-vos, com toda a franqueza, que a ideia é mesmo essa. Mais ou menos. Também é para reduzir o tempo de carregamento de uma homepage que costuma estar carregada de gifs, e para tentar facilitar o acesso de pessoas a alguns dos artigos mais antigos.

Uma das estatísticas mais interessantes do à Paisana é perceber que muitos visitantes novos gostam de explorar os arquivos. Faz sentido, todos os dias há pais novos a aparecer em Portugal (porque não lêem ainda o blog, lá está), e há aqui coisas que continuam tão actuais (e estúpidas) como eram há dois anos. Tentei “puxar” aqueles que acho que são os melhores artigos de cada categoria, dos vários géneros que têm aparecido aqui.

Há coisas que não ficaram muito felizes com a mudança – o aspecto dos comentários, p.ex. – e também há categorizações que precisam de algum trabalho, mas é um trabalho em andamento. Sobretudo pensando em novos visitantes, pessoas a quem vocês também podem recomendar o blog (sim?). Vou ainda começar a fazer algumas experiências com anúncios e publicidade, sempre de forma não intrusiva.

Se quiserem dizer coisas, força.

E agora? Podem ir à página dos melhores posts (escolhidos por mim), subscrever o blogue por e-mail (se forem esse tipo de pessoa), ou fazer 'gosto' na página do Facebook e ter acesso a mais paisanices:

8 Comments

  1. wait, bu wait. Foco-me nesta parte final: “Vou ainda começar a fazer algumas experiências com anúncios e publicidade”.
    Aguardo com expectativa o que virá daqui, não sem algum receio, confesso. Sei que isto será injusto, dado o que tenho visto do À Paisana até aqui (costumo ler quase sempre, a tua perspectiva tem sempre piada e os links que pões para artigos sobre o desenvolvimento infantil são sempre interessantes – costumo enviá-los para o pai do bebé que está prestes a sair da minha barriga, um homem da ciência sem paciência para “dicas” de amadores e foruns das mães, e ele aprecia), mas… faço figas para que a publicidade seja num formato claro e não escondido.
    Para dar um exemplo certo e errado, ambos de blogues femininos (sorry, são os que conheço, que para além deste só leio mais um escrito por um homem):
    Certo: assinalar logo de início que se trata de um post publicitário, o que no meu caso até me leva mais a interessar-me pela marca ou produto anunciado e a ponderar incluí-la no meu leque de escolhas consumistas. Exemplo: os posts patrocinados do Um ano sem zara.
    http://umanosemzara.blogspot.pt/2015/02/post-patrocinado-mude-para-melhor.html
    ou
    http://umanosemzara.blogspot.pt/2015/01/post-patrocinado-carpe-diem-fashion.html

    Completamente errado, irritante, provocador de vontade de esganar, de ir a um supermercado e furar com uma tesoura todos os produtos idênticos que encontrar, de criar uma página a dizer mal da marca: escrever uma história da carochinha a descrever, por exemplo, um episódio da vida pessoal/doméstica, inclusive com pormenores de reminiscências familiares próprias, e no fim, depois da última foto (a última de muitas fotos, que quase ninguém vê) espetar em letras pequeninas “post escrito em parceria com ….”. Exemplo: Os posts de PUB da Pipoca mais doce, estou a pensar concretamente num que vi recentemente sobre filho brincar com plasticina.

    • Olá a.i., obrigado pelos elogios e bom saber do “prestes”!

      Em relação à publicidade, estamos em sintonia. Também sou um adepto da transparência, e transtornam-me esses exemplos de fazer as pessoas de parvas que se encontram por aí fora. Talvez me transtorne mais a ideia que as pessoas não se importam, ou que não reparam, mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão sobre isto.

      No caso concreto estou a pensar em duas coisas diferentes. A primeira é enfiar por aí algures uns anúncios, tipo ads by google, perfeitamente claros, e identificados, etc. Mesmo que seja algo residual, pode ser que ajude com a manutenção da página, etc. Mas tenho de testar.

      Em relação a “parcerias”, gosto desses exemplos, e daquilo que também se vê nalguns dos daddy blogs que sigo lá fora: sempre com um disclaimer vísivel. Se possível também tentar fazer algo que se enquadre com o tom do blog. Mas também ainda não recebo muitas solicitações desse tipo. Nos próximos dias vai aparecer a primeira coisa do género aqui (e é possível que seja a última), mas diria que é mais do género “product review”, que é algo que em Portugal não se vê muito, talvez porque somos todos muito amigos. Vamos ver como corre.

      ps – não sei porquê o teu comentário ficou retido para aprovação, mas não devia acontecer com ‘clientes’ habituais (a máquina deve ter achado que vieste cá vender zara) 🙂

      • olá,

        e eu cliquei no coiso para ser notificada da resposta, e não recebi nada… vim cá de propósito ver se tinhas respondido.
        quanto à pub, espectacular, fico então a aguardar essa review 🙂

        • ah, até tenho sugestão para um review, mas não sei se era esse tipo de produtos que tinhas em mente:
          livros (bons) sobre bebé e criança.
          Eu tenho estado a ler só um, americano, que é o “caring for your baby and young child” da american academy of pediatrics, que o pai do bebé andou a pesquisar e viu que tinha boas críticas. depois tentámos arranjar algo desse nível (i.e. de cariz científico, por oposição a livros escritos por leigos que por acaso têm um filho ou muitos filhos e acham que têm autoridade para mandar umas lérias) em portugal, até escrevemos para a associação de pediatria e responderam-nos que não há ou não conhecem (!!).
          entretanto, no curso de preparação para o parto a enfermeira de neonatologia falou-nos dos livros do pediatra mário cordeiro, mas confesso que nos ficámos pelo outro americano, que é uma autentica bíblia de ensinamentos desde o parto, nascimento e até aos 5 anos.

        • (hmm, continuas sem receber? pode ter sido alguma coisa na mudança…)

          O caring for your baby tem óptimo aspecto, mas não tenho. Vou imensas vezes ao site da AAP ver as recomendações deles, parecem-me sempre sólidas e isentas (se isso existe). O livro do Mário Cordeiro é bom, é muito prático, ele prefere é usar um ângulo mais coloquial do que científico. Nos primeiros tempos complementei com o Touchpoints do Terry Brazelton – fiquei fã, não tanto da “filosofia de desenvolvimento”, que também é interessante, mas sim da maneira como ele descrevia o progresso do bebé, as consultas, etc.

          Boa ideia isso de recuperar as sugestões de artigos, também era um exercício giro para mim. Que corra tudo bem! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.