Tenho de passar a ter cuidado com o que leio antes de me deitar – antevisão do ’touchpoint’ dos 9 meses

Ontem à noite, antes de adormecer, estive a ler o capítulo do Brazelton que fala do touchpoint dos nove meses. Gosto de me preparar para o que aí vem, e de sofrer por antecipação. Aparentemente, a capacidade que o bebé adquire, por volta dessa altura, de se começar a pôr em pé vai reverberar numa série de impactos a nível do desenvolvimento neurológico e cognitivo. Passar a ver o mundo de uma perspectiva nova tem destas coisas. Não deixa de ser estes processos de ligação dos vários sistemas da criança, o rewiring do cérebro, etc. Acordar a meio da noite e pôr-se em pé no berço faz parte deste processo, dessa consolidação de competências e de aprendizagem. É o bebé a querer reforçar e treinar essa nova conquista, mas de uma forma quase inconsciente. É como se eu acordasse a meio da noite, e começasse a treinar esquerdas de ténis contra a parede feito zombie.

Mas o que isto também quer dizer é que vem aí uma regressão daquelas mesmo boas, com impacto no sono (logo agora que começou a dormir noites inteiras), alimentação e disposição geral. Não creio que isto aconteça já daqui a duas semanas, porque o Mexicano já nos mostrou que nestas coisas das etapas de desenvolvimento tem um ritmo muito próprio – “é suposto começar a sentar-me nesta altura? espera aí que já faço”. Mas fico a saber com o que podemos contar.

Estas novidades deixaram-me tão perturbado que pouco tempo depois estava a sonhar que fazia cocó na cama. Calma, não tinha, mas acordei angustiadíssimo e tive imensa dificuldade em voltar a adormecer. Foi um daqueles sonhos mesmo reais, lembro-me bem de ter acordado e a primeira coisa em que pensei foi: ” porra, se a Ana tiver percebido, culpo um dos cães”. Dentro do meu cérebro também se estão a dar muitas mudanças, mas não é nenhum rewiring – é mais um curto-circuito.

Ele vai começar a por-se em pé

E agora? Podem ir à página dos melhores posts (escolhidos por mim), subscrever o blogue por e-mail (se forem esse tipo de pessoa), ou fazer 'gosto' na página do Facebook e ter acesso a mais paisanices:

9 Comments

  1. O “Brace Yourself” é de facto um meme de eleição (esse e o First World Problems estão no meu top).

    No entanto, o teu meme em particular é de uma mais valia impressionante pois dá para a situação que descreves, para uma sessão de apoio a indivíduos com disfunções de diversa ordem e até para um encontro de uma seita religiosa dedicado à ressurreição 😉

  2. Curioso!… nós também tivemos esse receio quando o nosso pequenino começou a andar, mas a verdade é que continuou a dormir como um anjinho toda a noite… por isso há esperança!!

    O que me parece efectivamente eficaz é que durante o dia eles gastem toda essa energia, andem, brinquem, exercitem ao máximo a nova habilidade! E nessas idades eles são uma pilha de energia!!! Se eles a “gastarem” toda durante o dia é sempre um bom presságio para ter uma noite mais tranquila, qual descanso do “guerreiro”! 🙂

    Então agora com os dias maiores e o tempo (ligeiramente) melhor é de aproveitar o ar livre ao máximo e sair o mais possível com eles!! 🙂

        • Não vi mas já percebi. 😐 Agradeço à página oficial do GoT (acho é assim que se diz) no Facebook por ter posto uma imagem impossível de evitar, e de não perceber. Ainda tenho imensos episódios para ver esta época, nunca achei que isto fosse possível, mas tenho mesmo de dizer que “não tenho tido tempo para ver”. Talvez este fim de semana!

  3. A sério? Nunca notei nada! Também são sempre tantas fases, desenvolvimentos e problemas que nem se dá conta. Deve ter acontecido qualquer coisa, que também sou fã do Brazelton, logo a seguir à pediatra dos meus filhos, mas permaneceu no interior da sua cabeça!
    Agora uma coisa é certa, muda a capacidade de alcançaram tudo o que não devem, estragarem objectos e a eles próprios… muito menos sossego e mais dores de cabeça. Venha o diabo e escolha…!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.