A oferta de cursos e aulas online, de qualidade, está fortíssima. Acabou de ser lançado o TareasPlus, uma plataforma de cursos e tutoriais em espanhol, com aulas de matemática, física, estatística e muitos outros temas. O TareasPlus junta-se à incrível Khan Academy, uma das pioneiras, e a outros bons exemplos, de níveis mais avançados, como o Coursera, a University of the People e o edX (uma iniciativa conjunta do MIT e de Harvard, lançado há um ano).
O Roberto Carneiro, de quem tive o privilégio de ser aluno, tem uma visão de um futuro em que a educação é uma utility. Ou seja, a educação passa a ser um bem de consumo essencial, como a água, luz ou o gás, e passa a poder ser descarregada directamente para dentro de nossa casa, em troca de uma mensalidade fixa. Não estamos muito longe deste futuro.
Neste momento, agora mesmo, podem inscrever-se num módulo de introdução à programação de Harvard, ou fazer um curso de Neurociência Computacional da Universidade de Washington, tudo online. Podem vocês, podem os vossos filhos e qualquer pessoa em qualquer parte do mundo (ok, que fale inglês e tenha um computador, mas olhem que já são bastantes). E depois podem pôr isso no CV deles. Ou, ainda melhor, podem construir, criar, ou partilhar coisas com base no que aprenderam com esses cursos. Percebem o que isto quer dizer? Percebem?
Quer dizer que se vocês estão a pensar “ah, mas então isso depois dá equivalência?”, é porque não estão mesmo a perceber. Quer dizer que isto tem potencial enorme e vai contribuir para esse longo caminho que vamos ter de percorrer para repensar o actual sistema de ensino, que está caduco e foi criado para alimentar as sociedades da Revolução Industrial. Um potencial do tipo insanidade Ultimate Warrior enorme.

bastava a referência ao ultimate warrior para fazer deste um post comentável, mas concorre ainda o facto não despiciendo de ser aluno registado no coursera nas cadeiras “Live!: A History of Art for Artists, Animators and Gamers” e “Game Theory”.
recomendo vivamente.
abraços
O “Live! A History …” tem óptimo aspecto, mas eu tenho mesmo de acabar a tese. 🙂
Voltando a coisas interessantes, como o início da frase anterior, já leste isto – Understanding Comics: The Invisible Art? É incrivelmente bom.
Não li… mas vai para a calha rapidamente!
excelentes reviews “This should be required reading for every school teacher” e a simpatia do spiegelman também não fica mal.
abraços!
found it!
http://issuu.com/lobsterfrosting/docs/scott_mccloud_understanding_comics_
Vivemos na era da revolução tecnológica, que aplicada desta forma à educação tem um potencial gigantesco, até para os gifs :-). O que seria deste fantástico blog sem eles?
Concordo que o Ultimate Warrior merece comentário. No entanto acho que esses cursos online, apenas servem para nos distraírem de escrever as TESES.