Momentos YouTube: “Dia e Noite” (‘Day & Night’ – Pixar Shorts)

Há uns tempos, inspirado pela coisas bonitas que costumamos ver no Festival Play (está quase de volta!), andava à procura de curtas metragens de animação infantil no YouTube.

Como há muita escolha de vídeos para crianças, não é fácil encontrar animação de qualidade, muito menos do género que passa num festival de cinema. Estava quase a desistir até perceber que existia uma colecção de curtas de animação assinadas pela Pixar – os Pixar Shorts -, que costumam fazer parte dos extras dos DVDs dos filmes.

https://www.youtube.com/watch?v=JTBJobqIcBs

Um dos preferidos do Mexicano é este Day & Night (está no DVD do Toy Story 3, de acordo com a Wikipedia). É sobre um encontro inesperado, e que rapidamente se torna bem desconfortável, entre o “Dia” e a “Noite”. Começa com cada um a tomar conta da existência do outro, num choque metafísico e existencial, e quando percebem que tudo os divide, acabam por discutir e lutar. No final, claro, descobrem que aquilo que os separa também é aquilo que os aproxima, e… acho mesmo que deviam ver o vídeo.

São cinco minutos de animação lindíssima, que combina elementos clássicos com apontamentos modernos (como as combinações de 2D e 3D), mas brilha sobretudo nos beats emocionais das personagens e da combinação de som, imagem e história. Um dos preferidos do Mexicano, e dos meus.

 

 

E agora? Podem ir à página dos melhores posts (escolhidos por mim), subscrever o blogue por e-mail (se forem esse tipo de pessoa), ou fazer 'gosto' na página do Facebook e ter acesso a mais paisanices:

4 Comments

  1. São muito bons, são
    Houve dois em particular, que não sei se vêm no DVD pois vi no cinema, muito bons quando vi o UP

    Os meus pequenos andam viciados em Charlie Chaplin, temos uma colecção de DVDs que vamos vendo aos bocados

  2. Que giro! Por acaso penso muitas vezes que faz sentido que a “educação para a comédia” siga uma lógica mais ou menos cronológica, Chaplin aí a partir dos 6, 7 anos parece-me óptima ideia.

  3. acabei por escrever um post a sugerir o Charlie Chaplin aos pais que passam lá no blog
    na verdade, como não tive bebés, nem sei bem que pensar (um inédito, eu sem uma opinião formada sobre algo, devo estar a fazer febre)
    na verdade, os nossos filhos ouvem a nossa música, os livros estão todos à mão de semear, a limitação que impomos é mesmo na tv/tecnologias
    só há duas semanas o Chaparro lhes comprou um cd/dvd !para crianças”, muito fixe que aconselho: Banjazz, um bichinho esquisito 🙂

  4. Como nerd de “cultura pop” dá-me algum gozo pensar nestas coisas de lógicas de consumo – o que vem antes de quê -, mas claro que no fundo só é preciso algum bom senso. Há filmes do Chaplin que uma criança de 3 anos poderá ver, mas antes disso tenho outras coisas que lhe prefiro mostrar. E a verdade é que não sou assim tão criterioso como isso, ele vê repetidamente o Thriller do Michael Jackson, que é quase um mini filme de terror :S

    Gosto muito do commonsensemedia.org como guia de referência para sugestão de idades recomendadas, poderá ter algumas sugestões discutíveis, mas é um site muito bem feito. Vou investigar esse Banjazz, bom fim-de-semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*