Surf, correrias e marés vivas na praia de Carcavelos – o à Paisana no Lifecooler

O Lifecooler convidou-me a escrever um texto para o espaço do Blogue da Semana. Na altura havia alguns temas para escolher, como o Mundial ou a cidade de Coimbra, mas achei que devia escrever sobre algo que dominasse mal, como o Surf.

Já as minhas experiências como bodyboarder não ficam para a história, mas ensinaram-me coisas importantes. Uma delas é o respeito pelo mar, que qualquer desajeitado que tenha tentado surfar durante a época das ‘marés vivas’ fica a conhecer bem. A outra é a importância de ter um bom cadeado para a bicicleta.

Hoje em dia ficamos muito escandalizados se a água tem aquelas espuminhas com mau aspecto, mas na altura havia um esgoto a céu aberto que desembocava mesmo na praia e se cheirava desde a marginal. Lembro-me bem da angústia que era ser enrolado por uma onda e engolir um shot daquela água poluída. Aliás, era o perigo contaminação que fazia com que o surf e o body fossem considerados desportos radicais, e não o facto de se fazerem “aéreos”.

Mas o mais importante foi que pude recordar um pouco da sorte que foi crescer perto da praia de Carcavelos, a sério. Podem ler mais aqui: http://www.lifecooler.com/artigos/quando-surfar-na-praia-de-carcavelos-era-um-desporto-radical/17862/.

O texto não tem gifs, mas como estamos aqui, deixo-vos com uma imagem do dia em que tentei fazer skimming*.

Sequimi

*acho que em Português se diz Sequimi.

E agora? Podem ir à página dos melhores posts (escolhidos por mim), subscrever o blogue por e-mail (se forem esse tipo de pessoa), ou fazer 'gosto' na página do Facebook e ter acesso a mais paisanices:

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.